Saúde quer comunidade ao lado para erradicar a Dengue

A manhã do sábado (23) marcou o início do grande mutirão da Secretaria Municipal de Saúde contra a dengue em Senador Canedo, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Conjunto Morada do Morro. Com o apoio de outras pastas como Educação, Infraestrutura e Assistência social, Habitação e Atenção à Mulher (Semasam), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, o manejo ambiental ocorreu simultaneamente em toda a extensão dos setores Morada do Morro, Jardim Todos os Santos, Jardim Canedo, Vila Santa Rosa e Conjunto Uirapuru e em algumas quadras do Bairro Alvorada e Jardim Nova Goiânia entre outros.

O movimento ainda contou com o voluntarismo dos alunos e professores das escolas municipais Antônio Evaristo, José Carneiro, Senador Canedo, Valter Ferreira, Valderico Blamires, Luzia Maria, Maria José Cândido, Isabel de Matos e Celina Amaral. Ao todo, a iniciativa envolveu mais de 850 participantes, entre eles 150 agentes comunitários, 50 de controle de endemias, enfermeiros, dentistas, médicos, técnicos em enfermagem e coordenadores. A Secretaria de Infraestrutura, por sua vez, disponibilizou 80 funcionários da limpeza urbana.

Além disso, o prefeito Túlio Sérvio já autorizou a formação de cerca 15 frentes de serviço em oito bairros, com a contratação de 30 homens para os trabalhos de limpeza de lotes e fixação de avisos que proíbem o despejo de lixo. No evento, a secretária de Municipal de Saúde, Gercilene Ferreira, fez um apelo à população para que receba bem os agentes e voluntários envolvidos no manejo ambiental e siga todas as instruções sobre as formas eficazes de combate à doença. Ela lembrou que o mesmo procedimento vai acontecer no Jardim das Oliveiras e na Vila Galvão, no próximo dia 6 de novembro (sábado). “Para o sucesso da nossa batalha, contamos com o engajamento de todos. Só assim conseguiremos expulsar esse mal da nossa cidade”.

O prefeito lamentou o fato de ser essa uma ação repetitiva. “Infelizmente, a luta acontece todos os anos. Sempre, durante e após o período de chuvas, nos reunimos para buscar soluções para o problema que traz tanto sofrimento à nossa cidade”, reconheceu e continuou: “O pior nessa história é perceber que, se estamos passando por essa dificuldade, a culpa é toda nossa, pois o melhor remédio contra a dengue é a conscientização.”

Terminada a sua fala, Túlio Sérvio pediu para que cada cidadão exerça o papel de multiplicador das informações repassadas pela Secretaria de Saúde. “Vamos levar essa mensagem a cada residência, escola e instituição pública e particular. Conversar com nossos amigos, familiares e vizinhos. Cuidar do nosso próprio quintal. Não há mosquito que resista à união de uma comunidade consciente”, convocou.

AçãoNa sequência, entre 8h e 12 h, as equipes percorreram as ruas dos setores da região central, que estão entre os que apresentam maior incidência de casos de dengue e índices preocupantes de infestação do mosquito vetor da doença. Foi feito o trabalho de orientação dos moradores e recolhimento dos materiais que podiam servir como criadouros do Aedes aegypti.

A ação favorece o Levantamento de Índice Rápido (Lira), que a Secretaria da Saúde realiza para detectar a real situação do município em relação à dengue. Mas já existem dados que apontam um crescimento da doença na cidade. Até a primeira semana de setembro deste ano, foram notificados 898 casos suspeitos, com três óbitos confirmados. O número é muito superior ao registrado em 2009, quando foram notificados 259 casos.

Segundo a gerente de Controle de Endemias, Marilda Maria da Silva Luz, a população não tem contribuído de forma efetiva no combate ao mosquito, uma atitude que vai pesar no bolso dos moradores quem insistirem em não dar um fim aos criadouros do Aedes aegypti em seus quintais. A multa, com aplicação ainda nesse ano, está prevista em lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Túlio Sérvio.

Fonte: http://www.senadorcanedo.go.gov.br/v2/noticiaDetalhe.php?id=725

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: