Obstáculos na hora de ensinar

Pesquisa revela que os professores brasileiros são os que mais perdem tempo para conter a indisciplina em sala de aula. Profissionais da área apontam novas práticas de ensino e a reinserção da família na educação dos filhos como saídas para reverter esta realidade

Wanessa de Almeida

A professora Sueli Luciano, 51 anos, curte a aposentadoria há cinco meses. Deixou para trás um mundo ao qual se dedicou por 31 anos. Alguns dos milhares de alunos que passaram por suas salas de aula hoje são médicos, advogados, jornalistas ou seguiram a sua profissão. A grande maioria, porém, ainda está sem rumo.
A pedagoga, que sempre atuou em uma escola da rede estadual de ensino em Hidrolândia, a 40 km de Goiânia, justifica: seu maior desafio sempre foi tentar reverter o explícito desinteresse dos estudantes, escancarado por meio de variados estilos de indisciplina. “Hoje é o tal do celular. Os pais presenteiam os filhos com o aparelho na justificativa de manter contato com eles, mas não sabem o tanto que atrapalha a aula. Eu gastava mais tempo tentando conter a euforia dos alunos do que passando o conteúdo”, relembra.
Na mesma unidade de ensino, Nara Caroline Fernandes, 24 anos, enfrenta os mesmos problemas. Recém formada em Letras, a professora trabalha com duas vertentes diferentes. Pela manhã, comanda uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental. À noite, ministra aulas de Português para o Ensino Médio. Segundo ela, a única forma de tentar repassar o conteúdo para os estudantes é se utilizando de didáticas diferentes como filmes e peças teatrais. “Mesmo assim não estou conseguindo conter a indisciplina dos meus alunos”, admite.

Fonte: Jornal Tribuna do Planalto

Reportagem completa: http://www.tribunadoplanalto.com.br/index.php/escola/9594-obstaculos-na-hora-de-ensinar.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: